Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze)
Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não.
Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica.

Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle.

Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P.

Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura.

De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS)

Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a nova conduta que se deve ter para evitar um endividamento igual no futuro.

Corte todos os gastos possíveis, cancele as contas de consumo tais como: Telefone celular pós pago (opte por um pré até restabelecer o poder de compra), internet banda larga, tv a cabo, etc. Evite gastos excessivos como comer em restaurantes, ir a cinemas, teatros, shows. Veja, não disse para deixar de ir, mas sim para evitar o excesso.

Recomendo que sejam anotados diariamente todos os gastos, inclusive aqueles pequeninos como com pães na padaria, com um chiclete no almoço, com a caixinha do manobrista. Tudo, anote tudo e assim você poderá ao final de um mês ter um raio-x dos seus gastos. Dessa forma é mais fácil saber o que se deve cortar. Repita o exercício por alguns meses, até ter o controle absoluto sobre as finanças.

Em suma, se quiser ficar no azul e não entrar mais no vermelho, alguns cortes imediatos serão necessários.

Quando estamos endividados o que menos precisamos é de mais dívidas, mas, há exceções a toda regra.

Como os juros do cartão de crédito são abusivos, opte por um empréstimo pessoal. Em crédito pessoal, geralmente, os mais indicados são os administrados por cooperativas, sindicatos. Melhor se você puder fazer consignado, sai menos caro.

Evite o consumismo. Deixe aquele lindo notebook para o próximo ano, aquela bela e maravilhosa viagem terá que esperar.

É isso.

Recomendo algumas leituras, aqui mesmo no blog.
1 - De olho no mercado; (Alguns links de comparativos de empréstimos)
2 - Preciso de um empréstimo?
3 - Cartão de crédito. (Dicas para escolha do cartão e de como usá-lo)


Eu no Twitter (@IcaroQ)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog