Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Custo do crédito


Julho de 2008 registra a maior taxa de juros do cheque especial em cinco anos

Dados da Nota de Política Monetária do BC mostram que, em julho, taxa foi de 8,38% a.m., ante 8,42% em agosto de 2003

A taxa de juros do cheque especial em julho foi a maior registrada desde agosto de 2003, segundo a Nota de Política Monetária e Operações de Crédito do Banco Central (BC), divulgada nesta segunda-feira (25/08/08).

De acordo com os dados, a taxa de juros anual do cheque especial ficou em 162,70% no sétimo mês deste ano, menor apenas do que a de 163,9% de agosto de 2003. Isso significa que há cerca de cinco anos o brasileiro não pagava tão caro pelo empréstimo em cheque especial.

Em relação às taxas mensais, é possível dizer que o brasileiro pagava uma média de 8,42% no cheque especial há cinco anos, ante 8,38% no mês passado.


Custo do crédito

Em 12 meses findos em julho, os juros do cheque especial já registraram aumento de 23,5 pontos percentuais. Em um mês, o avanço foi de 3,60 p.p., de acordo com a tabela abaixo, que mostra os juros no sétimo mês de 2007 e 2008, bem como em junho deste ano:

Fonte: Banco CentralDestaque entre empréstimos Com a taxa registrada em julho, o cheque especial é destaque em cobrança de juros ao consumidor.No crédito pessoal, a taxa de juros mensal foi de 3,64% no sétimo mês do ano, enquanto para a aquisição de veículos a taxa foi de 2,44% e, para a aquisição de outros bens, de 3,88%.

Taxa (% ao mês) : Cheque especial
Julho 2007: 7,54
Junho 2008: 8,26
Julho 2008: 8,38

Os dados mostram que é preciso cautela antes de aderir a esse tipo de empréstimo para quitar as dívidas. O ideal mesmo é não usar esta opção ou, então, fazê-lo por apenas alguns dias. Alguns bancos inclusive não cobram juros, caso o cliente devolva o dinheiro em pouco tempo.

O mais importante para quem utiliza o cheque especial com freqüência é saber que o dinheiro não faz parte da sua renda e que, ao final de um certo período, você terá de pagar a quantia que pegou mais os juros sobre ela.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog