Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Finanças Pessoais - Investimentos


O que observar

O melhor investimento é aquele que vai deixar você dormir tranqüilo, não colocará em risco sua saúde financeira e vai financiar todos os seus objetivos.

Mas para encontrar este investimento você precisará primeiro fazer a lição de casa, ou seja, conhecer a si mesmo como investidor e a seus objetivos. Por isso, antes de escolher qualquer aplicação certifique-se...

*Sua tolerância ao risco

*Seu objetivo

*O prazo do investimento


Sua tolerância ao risco

Esta é a melhor forma de você evitar aplicações que vão lhe tirar o sono. Note que em momentos de crise estar na aplicação correta para seu apetite para risco evitará que você amargue prejuízos desnecessários.

Geralmente, quanto mais tolerante ao risco você for, maior poderá ser seu potencial de ganho como de perda em aplicações em renda variável.

Tolerância ao Risco é o montante de risco que você se sente confortável em assumir quando está selecionando seus investimentos, Em outras palavras, é o quanto você está disposto a perder para tentar alçar ganhos maiores.


Seu objetivo

Seu objetivo é que deve sempre guiar seus investimentos. Esta é a melhor forma de você chegar a aplicação correta.

Objetivos de longo prazo podem, conter uma parcela de aplicações de maior risco, pois elas têm maior potencial de retorno. Este é um cuidado que evitará que suas economias sejam corroídas pela inflação e ainda ajudará que elas cresçam o suficiente para que você alcance suas metas.

O tamanho dessa parcela de risco deve ser ponderado por sua tolerância a ele.

Pelo mesmo motivo, investimento de curto prazo não pode contar com aplicações de alto risco, sob pena de você enfrentar perdas e não ter tempo suficiente para recuperá-las.

*Inflação: Aumento persistente de preços, de forma generalizada, que resulta numa perda do poder aquisitivo da moeda.


O prazo do investimento

O prazo que você tem para conquistar cada um de seus objetivos, aliado a seu perfil, vai indicar quanto de sua carteira deverá ser direcionada a aplicações mais arrojadas.

Lembre- se...
... aplicações de risco podem fazer uma pequena quantia virar uma grande quantia no longo prazo. Pelo mesmo motivo, contudo, poderá levar você a perder muito dinheiro no curto prazo.

... já os investimentos conservadores podem acrescentar dinheiro as suas aplicações de curto prazo. Mas no longo prazo pode fazer com que suas economias tenham o poder de compra reduzido por conta da inflação.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a

Estrutura para criação de metas realizáveis