Ser seu próprio chefe. Esse é o sonho de boa parte dos brasileiros. Mas, antes de pôr o projeto em prática, é importante planejar bem para que o sonho não vire uma dor de cabeça. Saber gerenciar um negócio é a chave do sucesso de dez entre dez empresas que alcançaram êxito em um mercado que não pára de crescer e exige, cada vez mais, inovação por parte dos empreendedores.
Na maioria dos casos, os grandes negócios são iniciados com pouco dinheiro e contam, às vezes, com nenhum funcionário. O administrador vende, compra, armazena e atende ao cliente ao mesmo tempo.
Alguns pontos são essenciais quando se pensa em montar um negócio. O primeiro deles é conhecer a fundo o processo técnico e a tecnologia disponível para o tipo de empreitada que está se fazendo.
O fator “planejamento” é crucial nessa questão. O mau-planejamento é a causa mais freqüente de re-trabalho e da falência da empresa, antes mesmo de conseguir se consolidar no mercado.
Mas, não basta apenas planejar, é preciso ser organizado: estabelecer prazos e cumprir as metas é dever de todo bom gerenciador.
Conhecer o público a ser atingido é outro ponto crucial para o negócio dar certo. Saber o nível de qualidade que o cliente deseja e, o mais importante, saber se pode consegui-lo determinam a visão de mercado e o poder de gerenciamento.
Diferenciar-se dos concorrentes é outro fator-chave para a empresa obter sucesso. Conhecer o mercado, os líderes no setor e suas falhas possibilita que o novo gerenciador possa estar um passo à frente da concorrência e, assim, ganhe clientes e credibilidade.
Também não basta estar a par do mercado, ter bons planos e cumprir as metas. A arte de gerenciar requer uma equipe preparada e unida. Para isso, os funcionários têm que ser também colaboradores. O bom gestor tem de saber extrair o alto potencial de cada um e montar uma equipe heterogênea.
O êxito de qualquer projeto não depende exclusivamente da competência técnica do administrador, mas também das características sobre as quais ele alicerça suas atitudes. Por isso, cultivar a humildade, ter paciência e disciplina são pontos fundamentais para que a equipe gere resultados positivos e a empresa não apenas seja um sucesso, mas também um exemplo de gestão.
Finanças, Política, Dicas.. IcaroQueiroz blog!
Comentários
Postar um comentário