Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

O sonho (e o custo) do negócio próprio


Ser seu próprio chefe. Esse é o sonho de boa parte dos brasileiros. Mas, antes de pôr o projeto em prática, é importante planejar bem para que o sonho não vire uma dor de cabeça. Saber gerenciar um negócio é a chave do sucesso de dez entre dez empresas que alcançaram êxito em um mercado que não pára de crescer e exige, cada vez mais, inovação por parte dos empreendedores.

Na maioria dos casos, os grandes negócios são iniciados com pouco dinheiro e contam, às vezes, com nenhum funcionário. O administrador vende, compra, armazena e atende ao cliente ao mesmo tempo.

Alguns pontos são essenciais quando se pensa em montar um negócio. O primeiro deles é conhecer a fundo o processo técnico e a tecnologia disponível para o tipo de empreitada que está se fazendo.

O fator “planejamento” é crucial nessa questão. O mau-planejamento é a causa mais freqüente de re-trabalho e da falência da empresa, antes mesmo de conseguir se consolidar no mercado.

Mas, não basta apenas planejar, é preciso ser organizado: estabelecer prazos e cumprir as metas é dever de todo bom gerenciador.

Conhecer o público a ser atingido é outro ponto crucial para o negócio dar certo. Saber o nível de qualidade que o cliente deseja e, o mais importante, saber se pode consegui-lo determinam a visão de mercado e o poder de gerenciamento.

Diferenciar-se dos concorrentes é outro fator-chave para a empresa obter sucesso. Conhecer o mercado, os líderes no setor e suas falhas possibilita que o novo gerenciador possa estar um passo à frente da concorrência e, assim, ganhe clientes e credibilidade.

Também não basta estar a par do mercado, ter bons planos e cumprir as metas. A arte de gerenciar requer uma equipe preparada e unida. Para isso, os funcionários têm que ser também colaboradores. O bom gestor tem de saber extrair o alto potencial de cada um e montar uma equipe heterogênea.

O êxito de qualquer projeto não depende exclusivamente da competência técnica do administrador, mas também das características sobre as quais ele alicerça suas atitudes. Por isso, cultivar a humildade, ter paciência e disciplina são pontos fundamentais para que a equipe gere resultados positivos e a empresa não apenas seja um sucesso, mas também um exemplo de gestão.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a...

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog