Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Vantagens de ter um orçamento


Finanças Pessoais - Guia de Orçamento - Como começar

O planejamento financeiro é uma peça chave para zelar por seu patrimônio, pois faz a consolidação de sua vida financeira.

É necessário verificar se as receitas, as despesas e a liquidez gerada pelo seu patrimônio são compatíveis com suas necessidades atuais e futuras, e também as de sua família. Um planejamento financeiro bem cuidado evitará surpresas desagradáveis no futuro.

Isso porque as necessidades se modificam ao longo do tempo e você precisa estar preparado para satisfazê-las sem comprometer o seu padrão de vida ou corroer seu patrimônio de forma irreversível.

Quando você faz um planejamento financeiro está olhando para o seu futuro. Especificamente você está construindo o tipo de segurança que quer, e principalmente, os prejuízos que quer ser capaz de evitar.

Para ter sucesso nessa empreitada, contudo, você precisa avaliar seu presente, incluindo as escolhas financeiras que está fazendo agora. É o presente que lhe mostrará qual a expectativa de evolução de seu patrimônio.


Por que fazer um planejamento financeiro?

* É possível que você esteja tomando decisões financeiras totalmente aleatórias que não deixarão você perto de seu objetivo, seja ele o de proteger ou o de aumentar seu patrimônio;

* Planejamento financeiro é um processo contínuo. Só assim você conseguirá avaliar seu progresso financeiro;

* O planejamento financeiro é importante porque vai ajudá-lo a antecipar as dificuldades futuras e a remover os obstáculos que poderão se interpor entre você e seus objetivos;

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a

Estrutura para criação de metas realizáveis