Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Como ter as contas sob controle


Finanças Pessoais - Guia de Orçamento - Minhas Despesas

Se você é o tipo de pessoa que não tem o menor controle sobre seus gastos, adote um procedimento radical para iniciar seu planejamento financeiro: anote diariamente quais são os seus gastos. Isso mesmo todos os dias tome nota dos bens e serviços que comprou e quanto pagou por eles.

Ao final de um mês você poderá analisar cada um desses gastos de uma maneira racional e se preparar para não cometer os mesmos excessos no mês seguinte.

No entanto, se você não chega a ser um consumidor compulsivo, pode fazer uma revisão semanal ou mesmo mensal de seus gastos. No entanto, é importante observar que todos os seus gastos devem ser monitorados, só assim você conseguirá enxergar os exageros que, na maior parte das vezes estão nas pequenas coisas.

Veja no gráfico, com dados coletados pelo IBGE entre as famílias brasileiras, que o item habitação é o que representa a maior parcela no total das despesas de consumo.

Tipos de despesa de consumo das famílias brasileiras


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog