Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Filhos - Dinheiro extra


Finanças Pessoais - Guia de Orçamento - Orçamento familiar

Crianças devem aprender que todos precisam contribuir para o funcionamento da casa, inclusive elas. Cuidar da casa, por exemplo, é uma responsabilidade de toda a família. Por isso há deveres e obrigações que vão ajudar muito na formação de seu filho e isto também faz parte do processo de educação. Vai ajudá-lo, por exemplo, a ter disciplina.

Além disso, você poderá ensinar seu filho a trabalhar caso precise, ou deseje, algum dinheiro extra. Pequenos afazeres domésticos, que não necessariamente fazem parte da rotina da casa e que você terá que contratar alguém para fazê-lo, podem perfeitamente ajudar a seu filho a ter um "dinheiro extra" e de quebra ensinar o valor do trabalho.

O importante é que seu filho seja um adulto que pense primeiro em fazer um trabalho extra para conseguir dinheiro para cobrir o orçamento do que em fazer um empréstimo.



Para ter um dinheiro extra:


Idade
Obrigações *
Para ganhar um dinheiro extra *

A partir dos 5 anos de idade
Fazer a cama, ajudar a pôr a mesa
Regar as plantas, ajudar a cuidar do jardim

A partir dos 7 anos
Todas as anteriores, mais ajudar a lavar/secar louças
Todas as anteriores mais ajudar a dar comida para animais domésticos

A partir dos 10 anos
Todas as anteriores mais jogar fora o lixo
Todas as anteriores mais ajudar a lavar o carro

A partir dos 12 anos
Todas as anteriores mais manter seu próprio quarto arrumado
Todas as anteriores mais levar o cachorro para passear



* As duas listas são apenas sugestões e exemplos, você é a pessoa mais indicada para saber quais os itens devem ser obrigações de seu filho e quais ele poderá receber uma remuneração.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a...

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog