Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Filhos - Objetivos


Finanças Pessoais - Guia de Orçamento - Orçamento familiar

Alguns psicólogos dizem que o que você realmente precisa ensinar para seus filhos não é o que fazer com sua vida ou com o seu dinheiro, mas como fazer escolhas, assim ele poderá tomar centenas de decisões sem a sua supervisão.

Para fazer escolhas corretas ele precisará aprender sobre custo de oportunidade, um conceito econômico que vai facilitar muito a sua vida. O custo de oportunidade é, basicamente, o que você abre mão de fazer ou ter por fazer uma determinada escolha.

Na prática significa que ao fazer um consumo hoje, você está abrindo mão de receber um rendimento futuro por esse dinheiro. Quanto maior a taxa de juro de uma economia (que se traduz no rendimento do dinheiro aplicado), maior o custo de oportunidade, pois você poderá ter bem mais dinheiro no futuro.

Para seu filho, o custo de oportunidade da prancha de surf hoje pode ser a viagem ao Havaí em dois ou três anos.

Por isso, ensine ao seu filho a ter metas e estratégias para alcançá-las. Ensinar a guardar dinheiro sem objetivos pode se revelar um péssimo negócio.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a

Estrutura para criação de metas realizáveis