Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Orçamento - Mais que necessário, um verdadeiro Guia!


Finanças Pessoais - Guia de Orçamento

Um orçamento mostrará qual a sua situação financeira atual, se suas despesas cabem no seu salário. Ele é a fotografia de suas despesas e receitas.

Se o que você ganha não cobre suas despesas mensais sua situação já é bastante perigosa, principalmente num país como o Brasil, onde as taxas de juro estão muito altas. Comece a fazer já o seu orçamento e convoque a família porque os cortes precisam ser feitos em conjunto.

Se seu salário cobre suas despesas, mas não há sobras, você pode ter problemas. Por isso, chame sua família para uma conversa e mostre que, sem sobras no orçamento não será possível conquistar objetivos, como a viagem, a faculdade e até mesmo a casa própria. Juntos avaliem as despesas e vejam como podem cortar um pouco de cada item.

Se você está com folga no orçamento, parabéns! Você faz parte de um seleto grupo que já consegue ter sobras no fim do mês. No entanto avalie se

* ... você fez as contas corretamente
* ... você não esqueceu de colocar nenhum item de despesa
* ... o que está sobrando é suficiente para conquistar seus objetivos


Dez razões para ter um orçamento

- Você saberá qual o real alcance de sua renda
- Evitará que você assuma dívidas que não poderá pagar
- Você conseguirá identificar e cortar desperdícios
- É o primeiro passo para construir um patrimônio
- Você não precisará ficar contando os dias para chegar o fim do mês
- Sua família enxergará para onde vai o seu salário
- Sua família saberá quais as demandas que cabem no orçamento
- Seu filho aprenderá com seu exemplo a ser um adulto financeiramente responsável
- Sua produtividade no trabalho tende a aumentar sem aflições financeiras
- Você conseguirá criar um plano de investimento para manter seu padrão de vida durante sua aposentadoria

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a

Estrutura para criação de metas realizáveis