Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Emprego - Você esta preparado?


72% dos jovens brasileiros não têm nível de educação para a conquista de emprego
Por Pollyanna Melo

De acordo com resultado de levantamento divulgado em outubro pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Brasil, o percentual de jovens entre 15 e 19 anos que não têm nível de educação adequado para conquistar um emprego é de quase 72%, ocupando o segundo lugar no ranking liderado por Peru, com 85%. Em terceiro lugar aparece o México com 65%, seguido do Uruguai (59%), Chile e Argentina, ambos com 53%.

A pesquisa também indica que, apesar desse quadro, os níveis de satisfação dos jovens da América Latina com a educação pública são altos, comparados ao de nações desenvolvidas. E é justamente para reverter esse cenário que o Projeto Uirapuru foi implantado há quase dois anos, pela Fundação Heydenreich (www.fbh.org.br), para atender jovens de baixa renda da região de Taboão da Serra, São Paulo.

O programa é gratuito e visa preparar os alunos para o primeiro emprego, com aulas que vão de português, matemática, inglês, informática, técnicas administrativas e gestão a temas como: postura profissional – como o aluno deve se comportar durante a entrevista e após a admissão, o que se deve ou não fazer nessas ocasiões etc; atualidades – problemas relacionados à comunidade, região e ao mundo; vivência – visitas técnicas em locais turísticos e históricos da cidade de São Paulo; entre outros.

“Em um ano de atuação temos cerca de 150 jovens formados e registramos que cerca de 20% ingressaram no mercado de trabalho. E mais, não querem deixar de se aprimorar. Por isso, criamos Oficinas complementares, ações culturais em parceria com o Prazer em Ler do Instituto C&A de Desenvolvimento Social, entre outras”, ressalta Daniella Michel, diretora do Projeto.

E as inscrições para a turma de 2009 estarão abertas de 17 de novembro a 19 de dezembro. Nesse período, os interessados devem comparecer com o responsável à sede do Projeto Uirapuru, das 7h30 às 11h30 ou 13h30 às 17h30, munidos de RG pessoal, CPF do responsável, comprovantes de endereço, freqüência escolar e pacote de suco em pó de 1 quilo.

Posteriormente, serão informados sobre o processo de seleção, que conta, na primeira fase, com uma prova sobre conhecimentos de português, matemática, redação e uma dinâmica em grupo na segunda fase. Já o responsável pelo aluno passará por uma entrevista.

O Projeto Uirapuru está localizado na Rua João Pires de Camargo, 207 – Jardim Mirna, Taboão da Serra, onde também funciona a Creche Lar Jane Suzana. Mais informações podem ser obtidas através do telefone 4701-5641 ou endereço eletrônico, www.fbh.org.br.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog