Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Valoriza qualidade de vida? Conheça as melhores empresas do Brasil no quesito


Associação Brasileira de Qualidade de Vida analisou ações que aliam bem-estar à produtividade nas empresas.

O conceito de qualidade de vida tem se fortalecido cada vez mais nas empresas, bem como os profissionais têm se baseado nele para escolha de um lugar para trabalhar. Com a finalidade de distinguir programas das empresas que realmente prezam a questão, a ABQV (Associação Brasileira de Qualidade de Vida) realiza, desde 1996, uma premiação.

Na edição deste ano, o objetivo foi reconhecer programas que incentivam a qualidade de vida no âmbito das empresas e aliam responsabilidade social com aumento da produtividade e outros indicadores positivos no ambiente de trabalho. Foram nove as companhias vencedores, ante oito no ano passado.

"Os resultados práticos de programas do gênero são cada vez mais animadores, com a demonstração de resultados mensuráveis e alinhados com as estratégias corporativas", confirmou a psicóloga e uma das coordenadoras do PNQV (Prêmio Nacional de Qualidade de Vida), Sâmia Simurro.


O prêmio

Organizações de todo o País se inscrevem para concorrer. Todos os programas passam por análises a partir de um relatório de gestão e de um check list que envolve dezenas de itens - desde aqueles relacionados a áreas de planejamento, implantação, até comunicação e marketing. São feitas visitas in loco de auditores da associação.

A ABQV formou uma comissão para análise dos programas que se candidataram, trabalho que foi realizado entre os meses de agosto e outubro deste ano. A novidade em 2008 foi o prêmio Ação Inovadora, dado a empresas que tenham implantado uma ação criativa há pelo menos seis meses, representada por idéias, recursos ou estratégias usadas para promover a qualidade de vida das pessoas.

Depois de saber o que foi avaliado, veja abaixo as empresas vencedoras:

* Alcoa Alumínio: Programa Global "Viva Vida";
* Suzano Papel e Celulose: Programa Global "Vida em Equilíbrio";
* Tractebel Energia: Programa Global "Geravida";
* Banco Santander: Ação Específica "Viva Melhor";
* Eletronorte: Ação Específica "Pesquisa de Qualidade de Vida e Stress";
* Motorola: Ação Específica "Programa Day Care Postural";
* CPFL Energia: Ação Inovadora "Portal de Qualidade de Vida";
* Sanny Confecções Femininas: Ação Inovadora "Prevenção é tudo";
* Petrobras: Ação Específica: "Odontologia e Qualidade de Vida do Trabalhador"; Ação Inovadora: "Programa de Atualização para a Vida e o Trabalho".

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog