Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Perspectivas - Juros


Juros vão cair ao menor nível da história em 2009, prevê Focus

Os analistas das principais instituições financeiras do País preveem que a Selic (taxa básica de juros) terminará o ano no menor nível da história. Segundo o boletim Focus, divulgado pelo Banco Central nesta segunda-feira, a previsão para a taxa no fechamento de 2009 caiu de 11,25% para 11% ao ano.

A diminuição da expectativa foi reforçada devido ao resultado da última reunião do Copom (Comitê de Política Monetária), na última quarta-feira. Na ocasião, a Selic foi reduzida de 13,75% para 12,75% ao ano – o primeiro corte desde setembro de 2007 e a maior diminuição desde dezembro de 2003.

Dólar e PIB – O mercado manteve em 2% a expectativa de crescimento da economia brasileira em 2009. Para 2010, a projeção para a alta do PIB (Produto Interno Bruto) também ficou inalterada em 3,8%.

Para o dólar, a projeção do fechamento manteve-se em R$ 2,30. Já em 2010, ficou em R$ 2,28.

Inflação – A expectativa dos economistas para o IPCA (Índice de Preços do Consumidor Amplo), índice que mede a inflação oficial no País, em 2009 diminuiu de 4,8% para 4,64%. A meta de inflação do Banco Central é de 4,5%, com margem de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

Em relação a outros indicadores inflacionários, a projeção do mercado para o IGP-DI (Índice Geral de Preços - Disponibilidade Interna) em 2009 recuou de 4,91% para 4,49%; o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) baixou de 4,77% para 4,41%; e o IPC (Índice de Preços ao Consumidor) da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômica) caiu de 4,54% para 4,50%.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a

Estrutura para criação de metas realizáveis