Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Consultor orienta profissionais que desejam abrir negócio

Hoje em dia é cada vez mais comum ver profissionais deixando empresas nas quais trabalham - há longo tempo em muitos casos - para virarem empreendedores. Apesar de atrativa, a possibilidade de ser seu próprio patrão requer alguns cuidados, como alerta o coach executivo e pessoal Renato Ricci.

O consultor diz que as pessoas não podem tomar a decisão de forma impulsiva, devem analisar com atenção alguns pontos e até mesmo pedirem ajuda. 

“Não se deve pedir demissão sem antes conhecer bem as possibilidades de negócio que se encaixam no seu perfil. E que tipo de comércio trará melhor resultado e maior satisfação. É preciso escolher algo que dê prazer”, explica Ricci.

O coach afirma, entretanto, que só isso também não basta. “Um dos principais e mais perigos erros é não conhecer a fundo como funciona o negócio. Não adianta gostar de roupas e querer montar uma loja de vestuários sem saber qual será o valor do investimento, o fluxo de caixa, e se já conhece os fornecedores, por exemplo”, avisa.

Para Ricci, após a decisão tomada, o novo empreendedor deve “mergulhar de cabeça no negócio” e entender que tudo será diferente.

“Ele vai precisar ver que agora toda decisão passará a ser dele, e não mais da empresa na qual ele trabalhava. E se ele tinha uma estrutura, como uma secretária que cuidava de suas contas e agenda, talvez no início do negócio não tenha essas regalias. Além do que, o faturamento pode demorar de seis meses a um ano para ocorrer”, explica.

Tendência

O coach vem atendendo com muita frequência profissionais com esse senso empreendedor. “O momento atual do Brasil propicia esse espírito, até pelas facilidades de crédito. A tendência é termos cada vez mais empregadores”, avalia.


por: Renato Ricci que é coach executivo e pessoal.
Site: www.renatoricci.com.br
E-mail: renato@renatoricci.com.br

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog