Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

A relação das crianças com o dinheiro

Quais valores as crianças de hoje tem em relação ao dinheiro?


Essa questão preocupa pais de todos os níveis sociais. Todos os dias nossos filhos são bombardeados por dezenas de comerciais especialmente preparados para eles. Mesmo alguns programas educativos acabam trazendo uma certa dose de propaganda embutida, que migra para os cérebros, que absorvem informações como um esponja. Nos shoppings e nas lojas cada vez mais a gente vê produtos voltados a este público, que é pequeno em idade, mas você sabe, é grande em tamanho.

Essa parcela da população já tem alguns gastos próprios.

Tente se lembrar de quantas vezes o seu filho pediu alguma coisa aparentemente sem importancia na ultima semana, e quantas vezes você disse sim, some tudo (o albúm de figurinhas, o cinema com os amigos e aquele brinquedo baratinho), perceba, não é apenas o consumo deles, tem também o quanto os filhos influenciam na decisão de compra dos pais, isso nem sempre é notado.

Outro ponto a ser considerado é que os próprios pais nem sempre dão um bom exemplo para os filhos (consumo excessivo, hábitos caros, idas frequentes a Shoppings, descontrole nos gastos), se não houver uma intervenção a tempo o futuro financeiro dos baixinhos vai ficar comprometido.

Dicas para mudar este jogo:
- Estabeleça limite de gastos também para eles;
- Ajude os seus filhos a pensar se realmente precisam de tudo aquilo que está anunciando;
- Diga não; Diga não; Diga não várias vezes por semana;
- e ensine os baixinhos a pensar nos outros, algumas podem parecer atitudes duras, mas o efeito positivo vai surgir logo e eles vão agradecer.

É isso, o futuro financeiro dos seus filhos passa por você!

Eu no Twitter (@IcaroQ)


Fonte: Com base em relatos do Mauro Halfeld

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a

Estrutura para criação de metas realizáveis