Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Sucesso, você define o seu!

Qual é a medida do seu sucesso?


A primeira coisa a fazer para começar o Planejamento Financeiro é a seguinte pergunta a si mesmo: Qual é a medida do meu sucesso?

Cada pessoa tem uma definição diferente do que vem a ser "sucesso". Para quem tem muitas dívidas, o sucesso financeiro poderá ser pagar as contas e quitar as dívidas; pra alguns é comprar a tão sonhada casa própria; pra outros é ter dinheiro suficiente para se aposentar sem preocupações ou então construir um patrimônio que lhe dê segurança; há ainda aqueles que desejam ter bens de luxo e consumir produtos de marcas famosas. Cada um tem a própria medida do que é ser "rico".

Não importa qual a concepção pessoal de riqueza que você tenha, mas ela passa por um ponto fundamental, o controle da sua vida financeira.

Quem ganha muito bem, mas gasta mais do que recebe, não tem controle sobre o seu dinheiro e não vai ser bem sucedido. Pessoas que ganham menos, mas sabem administrar os seus gastos tem uma chance maior de fazer patrimônio.

Não é o quanto você ganha que vai torná-lo bem sucedido (a) financeiramente, é como você administra o seu dinheiro.

Então a primeira pergunta a ser feita é: Pra quê você quer dinheiro e quais são os seus objetivos?

Trace uma meta, escreva o seu objetivo, coloque datas (2014, ano da copa do Mundo no Brasil ou 2016, Olimpíadas no Rio de Janeiro). Isso vai ser um estímulo durante a sua jornada, vai ser aquilo que dá sentido e que ajuda você a encontrar forças pra tomar o controle da sua vida financeira.

A meta é o que faz com que a disciplina necessária seja mantida até o final.

Boa sorte, boa empreitada e mãos à obra.

Eu no Twitter (@IcaroQ)


Fonte: Com base em relatos do Mauro Halfeld

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog