Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Domine o monstro financeiro, você no controle

Pra quem já conseguiu se livrar das dívidas, está na hora de poupar o dinheiro extra do final de ano, do começo deste 2010, ajuste-se.

Está na hora então de fazer uma reserva para emergências. É como a rede de segurança dos trapezistas, é uma proteção para imprevistos, para aqueles maus momentos.

A recomendação é que se tenha guardado o equivalente a pelo menos três vezes o valor de suas despesas mensais.

Esse dinheiro deve ser aplicado num investimento de grande liquidez , que você possa sacar a qualquer instante. Os mais indicados são:
- Fundos DI;
- CDB's;

Uma vez atingido esta meta, a segunda etapa então é formar uma poupança com objetivos financeiros de médio e também de longo prazo. As melhores alternativas a partir daí seriam:
- Imóveis;
- Ações;

Melhor ainda se você puder diversificar o capital entre os três (Tesouro direto, imóveis e ações), agora, neste exato momento você precisa ter cautela em relação as ações e aos imóveis, eles subiram bastante nos últimos três anos.

Plano de previdência também são recomendáveis pra quem não quiser esquentar a cabeça com esse assunto, mas é importante evitar então os planos que cobram taxas de administração muito caras, você precisa conferir isso! Porque isso é muito relevante nos investimentos de longo prazo, prefira planos oferecidos por sua empresa ou então por seu orgão de classe, ou ainda por seu sindicato, esses planos coletivos são mais econômicos e geralmente são administrados pelos bancos e pelas seguradoras que estão liderando esse mercado no Brasil.

Está aí, faça um diagnostico preciso do que melhor se adapta ao seu perfil, mas não esqueça do ditado, é melhor prevenir do que remediar.

Um excelente dia, boa semana, um mês azul e um ano pouputo a todos nós.


Eu no Twitter (@IcaroQ)

Fonte: Com base em relatos do Mauro Halfeld

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog