Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Apertando o cinto e cuidando dos cifrões


Fazendo o final do mês chegar antes do final do salário

É muito comum as pessoas se queixarem que não conseguem poupar e investir porque o dinheiro que elas ganham mal chega ao final do mês.

A regra de ouro para fazer o salário durar até o final do mês e ainda ter alguma sobra para você poupar é:
- Não gaste mais do que ganhe.

Mas como é que se faz essa mágica?
- Usando uma ferramenta simples, mas que apenas os disciplinados seguem com afinco. Fazendo um orçamento das suas despesas.

Sem saber exatamente quanto que você gasta por mês e, pra onde o seu dinheiro está indo, é muito difícil que sobre alguma coisa para poupar.

Hoje em dia há alguns bons programas de computador que podem ajudar bastante nessa tarefa, mas mesmo sem eles é possível fazer um levantamento dos gastos mensais.

Primeiro passo, registrando as despesas (comece com os gastos mensais da casa);
- aluguel;
- financiamento;
- condomínio;
- luz;
- água;
- telefone;
- gastos com internet;
- TV a cabo e assim vai.

E daí vem àquela terrível sequência de gastos.
- lazer;
- alimentação;
- transporte;
- educação;
- e saúde.

Finalmente compare o total que você gasta com quanto você ganha. Muita gente leva um susto nessa hora, o retrato que aparece geralmente não é tão bom quanto o que você queria.

A segunda é última parte do plano é descobrir brechas para economizar.

Vale repetir este exercícios durante alguns poucos meses, para você ver que com disciplina/método é possível sim, fazer o final do mês chegar antes do final do salário.

Com crise ou sem crise, é isso. #ficaadica

Eu no Twitter (@IcaroQ)

Você no controle.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Dívida com cartão de crédito, o que eu faço?

(Comentário recebido via Organizze ) Uma leitora do blog fez um questionamento e, acredito que esta mesma situação pode ser a de outros leitores, assíduos ou não. Conheci o site por intermédio da minha irmã, que é bem mais organizada que eu. Estou com um problema e gostaria de uma dica. Sempre usei meu cartão de crédito de forma organizada, sempre pagava todo valor, no entanto, em Dezembro tive que mudar e as despesas aumentaram muito, enfim, perdi o controle. Hoje estou com uma dívida que não consigo pagar, estou pensando em não pagar a dívida e deixar até que a empresa responsável pela cobrança do cartão me procure, para assim fazermos um acordo. Leitora S. P. Primeiro, parabéns a você por buscar auxílio. E depois a sua irmã, por indicar uma boa leitura. De cara eu já afirmo, fuja da dívida. O juro cobrado pelas administradoras de cartão de crédito é exorbitante, algo em torno de 12% ao mês. (sim, AO MÊS) Neste caso, antes mesmo de falar como se livrar da dívida eu quero enfatizar a...

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog