Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Começando o ano com o pé direito

Fonte: Com base em relatos do Mauro Halfeld

Agora, início de ano, muitas pessoas se pergunta como iniciar o ano bem. Tantas contas a serem pagas, impostos, material escolar, e por aí vai.

IPTU e IPVA são típicos impostos de início de ano, e ambos oferecem algum desconto para pagamento a vista, a questão é, vale a pena pagar a vista? E os materiais escolares?

Resposta: Para quem tem dinheiro aplicado quase sempre a resposta é sim!

Alguns estados oferecem 3% de desconto no IPVA, parece pouco mas não é. Você levaria vários meses até conseguir acumular este percentual de 3% numa aplicação de renda fixa, depois de deduzir as taxas cobradas pelos bancos e pelo imposto de renda. Outros estados chegam a oferecer descontos bem maiores, alguns chegam a 10%, aí não há dúvidas - pagar a vista é uma bela vantagem.

Já o IPTU é o imposto do município, já ouvi que tem cidades que oferecem até 20% de desconto para quem pagar a vista. É um convite imperdível para quem tem dinheiro aplicado, o mesmo raciocínio é válido para o pagamento das escolas particulares, muitas estão oferecendo descontos entre 5 e 15% pra quem quiser pagar tudo a vista, como se fosse uma anuidade ao invés de uma mensalidade - geralmente é um bom negócio pro pai, ou responsável financeiro, que é um investidor (a).

Pagar impostos e escola a vista também é muito bom para simplificar o controle das contas e para aliviar o estresse das finanças no resto do ano.

Agora, para quem tem dívidas no rotativo do cartão de crédito ou no cheque especial é preferível concentra-se em zerar estas dívidas rapidamente e aceitar pagar estes impostos de forma parcelada, porque os juros destes produtos são muitos mais altos do que o valor que se poderia obter com o desconto.

Pense, reflita, analise e SEMPRE faça o melhor para você!

Eu no Twitter (@IcaroQ)

Comentários

  1. Olá Ícaro, como vai?

    Meu nome é Diego e sou do portal Bússola do Investidor (www.bussoladoinvestidor.com.br).
    Escrevo para contar que estamos produzindo alguns artigos muito interessantes sobre declaração de investimentos no imposto de renda.
    Além dos artigos temos em nosso site a nossa Calculadora de IR, que calcula gratuitamente o imposto devido. (http://www.bussoladoinvestidor.com.br/calculadora_de_ir/)

    Gostaríamos de enviar alguns artigos para a publicação no seu blog ou se tiver interesse podemos fornecer mais informações sobre a Calculadora de IR caso ache interessante abordar este assunto.

    O que você acha?

    Obrigado,
    Diego Wawrzeniak
    +55 11 2626-2182

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog