Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Como investir em BDRs (Apple, Microsoft, Amazon, Facebook, Tesla, dentre outras)


Existem dois caminhos principais para comprar ações internacionais sendo um investidor brasileiro: na Nasdaq, bolsa americana em que a empresa está listada, e também na bolsa brasileira. Na B3 estão disponíveis para negociação os BDRs das companhias, exemplo Apple (AAPL34).
Os Brazilian Depositary Receipts são certificados que representam ações emitidas por empresas no exterior, mas negociados aqui no pregão local. Esses papéis existem lá fora, e precisam ficar depositados e bloqueados em um custodiante. O responsável por garantir o funcionamento dessa estrutura é a instituição depositária que emite os BDRs no Brasil.
Seja para comprar os BDRs na B3, seja para aplicar diretamente na Nasdaq, é preciso seguir alguns passos antes de comprar ações da Apple. Confira como investir:

Na bolsa brasileira (B3)
As corretoras são as instituições que enviam as ordens de compra e venda dos investidores para a bolsa de valores. Por isso, é necessário ter conta aberta em uma delas para investir nos BDRs da Apple. Existem mais de 80 autorizadas pela B3.
Para que a corretora execute a sua ordem na bolsa, é necessário ter dinheiro na conta. Isso é feito por meio de uma transferência (TED ou DOC) a partir do seu banco. Depois, basta acessar o home broker – sistema de negociação online – ou contatar a mesa de operações pelo telefone para passar seu pedido. Ele precisa especificar a quantidade de ações que você pretende adquirir e a que preço.
Na bolsa americana (Nasdaq)
O investidor também pode optar por comprar ações da Apple diretamente na Nasdaq – a bolsa em que elas são listadas – por meio de uma instituição financeira internacional. Em algumas, é possível enviar os documentos e abrir uma conta com facilidade.
Para transferir dinheiro para a conta internacional, é necessário fazer uma remessa por meio de um banco ou corretora de câmbio autorizada pelo Banco Central. O Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) incide nessa transferência, que normalmente também envolve o pagamento de tarifas à instituição financeira. A alíquota é de 1,1% sobre o valor enviado para fora, caso as duas contas sejam de mesma titularidade, ou de 0,38%, se as duas contas tiverem titularidade diferente. A referência para a operação costuma ser o câmbio comercial, mais um adicional.
Com o dinheiro lá fora, é só começar a operar. O pagamento de Imposto de Renda é feito no Brasil, mensalmente, com um Darf (documento de arrecadação de receitas federais). Quem aplica como pessoa física nos Estados Unidos paga alíquota de 15% sobre o ganho para volumes de até R$ 5 milhões, chegando a 22,5% em valores acima de R$ 30 milhões. A variação cambial deve ser considerada, caso a origem dos recursos tenha sido originalmente em reais.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog