Pular para o conteúdo principal

Estrutura para criação de metas realizáveis

Nota Fiscal Paulista atrelado ao Imposto de Renda, ou vice-versa


Um olho no peixe e o outro no gato, o Governo não dá ponto sem nó.

A Secretaria da Fazenda de São Paulo esclarece que os créditos resgatados pelo programa Nota Fiscal Paulista - sejam eles creditados em conta corrente ou usados para o pagamento do IPVA - são isentos de Imposto de Renda (IR).

É recomendado que o consumidor, no entanto, informe à Receita Federal o valor recebido, constante no informe de rendimentos da Nota Fiscal Paulista, disponível no site do programa. O comprovante informa os valores totais relativos aos resgates de créditos e os prêmios recebidos pelo contribuinte. A Secretaria da Fazenda não repassa à Receita os valores gastos em compras ou outros dados de consumo.

Segundo a Receita Federal, o consumidor que não informar os valores recebidos na Nota Fiscal Paulista não será penalizado. No entanto, assim como a Secretaria da Fazenda, a Receita também orienta para a inclusão dos dados na declaração, sobretudo nos casos dos prêmios maiores, em que há um impacto considerável na variação patrimonial do contribuinte.

Para obter o informe de rendimentos da Nota Fiscal Paulista, o consumidor deve acessar sua conta por meio de login e senha no site www.nfp.fazenda.sp.gov.br. Na tela inicial, de Consulta de Documentos Fiscais, há um link para o informe.

O programa Nota Fiscal Paulista (NFP) foi criado pelo governo de São Paulo e devolve parte do imposto pago pelos contribuintes na forma de crédito em conta corrente, desconto no IPVA ou encaminhamento para instituições beneficentes indicadas pelo participante. O programa também tem sorteios de prêmios mensais, para os quais é preciso uma adesão específica no site do NFP.

Prêmio e créditos obtidos através da Nota Fiscal Paulista são isentos de imposto de renda, porém permanece a dica, informe à Receita Federal o valor recebido.

É isso.

Eu no Twitter (@IcaroQ)

Comentários

  1. Ah,obrigada! Era a informação que eu buscava.

    ResponderExcluir
  2. Por nada, é muito gratificante ter o conteúdo que as pessoas buscam.

    []'s,
    Ícaro Queiroz

    ResponderExcluir
  3. quais as empresas ou estabelicimentos estão isentos
    da nota fiscal paulista? pois pedi a referida nota na CVC só para efeitos de participação no sorteio e eles deram essa informação de isenção! eu estaria concorrendo a 45 bilhetes pelo valor que gastei.

    ResponderExcluir
  4. também tive o mesmo problema com agencias de viajem?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

RENDA FIXA: Nova opção para investimento #ressignificar

Estrutura para criação de metas realizáveis

Mapa mental sobre finanças pessoais

Finanças pessoais de uma forma nunca vista antes. Uma "pincelada" sobre finanças pessoais de uma forma inusitada, abuse e use. Não sabe o que mapa mental? Não seja por isso, acesse, clique aqui . Informação gera conhecimento. Eu no Twitter ( @IcaroQ ) icaroqueiroz blog